Colesterol: 12 Alimentos indispensáveis para controlá-lo

Postado por admin 08/10/2018 0 comentários Dietas,

Existem dois tipos de colesterol: o LDL e o HDL.

 

O colesterol LDL, conhecido como “mau colesterol”, é responsável por transportar o colesterol para células e tecidos.

Quando o nível de colesterol está elevado no sangue, pode ocorrer um acúmulo nas paredes das artérias que levam o sangue para o cérebro e coração.

Com o tempo, o excesso do colesterol LDL pode formar placas de gordura que estreitam a artéria, impedindo o fluxo adequado de sangue e aumentando o risco de ataque cardíaco.

Os níveis elevados de colesterol LDL estão diretamente associados com doenças do coração, assim como o alto nível de triglicérides.

O colesterol HDL, ou bom colesterol, transporta o colesterol dos órgãos e tecido para o fígado, removendo essa substância do organismo.

Por atuar na degradação do colesterol, o ideal é que os níveis de HDL no sangue sejam elevados para evitar o desenvolvimento das doenças cardíacas.

O baixo nível de HDL (inferior a 40mg/dL) também pode contribuir para o risco de doença cardiovascular.

Já o colesterol total é a soma dos tipos de colesterol que circulam no sangue.

Pessoas que apresentam dois ou mais fatores de risco para o colesterol alto devem fazer controle a partir de uma dieta , modificando seus hábitos, inclusive com a prática de exercícios físicos.

Como o colesterol é encontrado em alimentos de origem animal,  é aconselhável a redução e substituição do consumo desses alimentos.

Para a diminuição do colesterol ruim e manutenção do colesterol bom, é necessário manter uma alimentação que priorize o baixo consumo de gordura, a baixa ingestão de açúcar, o equilíbrio de gorduras insaturadas e o aumento no consumo de frutas, legumes, verduras, grãos integrais e fibras.

Confira alguns alimentos que podem auxiliar no controle do colesterol alto:

 

Baixe o Colesterol alto com Peixes

Eles são excelente fonte de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura boa, do tipo insaturada, encontrada nos peixes de água fria, como salmão, atum e truta.

“A gordura insaturada ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total do sangue; reduz o risco de formação de coágulos, além de tornar o sangue mais fluido; sendo, portanto, importante aliada na prevenção das doenças cardiovasculares”.

 

Baixe o Colesterol alto com Aveia

Além das fibras insolúveis, a aveia contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que exerce efeitos benéficos ao nosso organismo.

Ela retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol).

“A aveia diminui as concentrações de colesterol total, lipídios totais e triglicerídios de forma significativa e aumenta a fração do bom colesterol (HDL)”, explica nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.

 

 

Baixe o Colesterol alto com Oleaginosas

Nozes e castanhas apresentam grande quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir doenças coronárias, além de diversos tipos de câncer.

A arginina, também presente em quantidades interessantes nas oleaginosas, atua como importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração.

 

 

Baixe o Colesterol alto com Chocolate amargo

 

O leite e a manteiga de cacau acrescentam doses de gordura saturada na guloseima que provoca arrepios de desejo, principalmente nas mulheres.

Mas o chocolate amargo pode fazer parte da sua dieta, porque é rico em flavonóides (substâncias que diminuem o LDL).

Diariamente, inclua 30g do doce como sobremesa. Só não vale compensar: a porção de hoje não fica acumulada para amanhã, ou seu organismo não dá conta de aproveitar os benefícios.

 

 

Baixe o Colesterol alto com Azeite

 

É fonte de ácido oleico, que regula as taxas de colesterol e protege contra doenças cardíacas.

Faz bem ao aparelho cardiocirculatório e para controlar o diabetes do Tipo 2, reduzindo a taxa glicêmica.

É também uma grande fonte de antioxidantes, como a vitamina E.

 

 

Baixe o colesterol alto com Alcachofra

 

Suas fibras são resistentes à ação de enzimas e por isso apresentam muitas vantagens, entre as quais: diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos ; redução do risco de obesidade e diabetes, fatores de risco para a saúde do coração.

Uma porção de 100 g possui apenas 50 calorias.

“Como ela ajuda na quebra de gorduras e no controle do colesterol, é bastante recomendada para prevenir doenças cardíacas”, explica a nutricionista nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.

 

 

Baixe o Colesterol alto com Laranja

 

Ela não é boa só para gripes e resfriados.

Um estudo realizado pela Universidade de  Minas Gerais,  concluiu que os flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na fruta, diminuem os níveis de LDL (colesterol ruim) no organismo, pois limitam a absorção do colesterol no intestino.

 

 

Baixe o Colesterol alto com Linhaça

 

A semente é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, por isso, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, e evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom).

Os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal.

 

 

Baixe o Colesterol alto com Canela

 

Pesquisadores da Kansas State University, nos Estados Unidos, constataram que consumir meia colher de sopa por dia desta especiaria tem papel importante no combate ao colesterol ruim (LDL).

Os pesquisadores acreditam que tal redução é resultado da ação dos antioxidantes presentes na canela.

 

Baixe o Colesterol alto com Soja

 

Além de ajudar a controlar problemas hormonais para as mulheres que estão na menopausa, a soja é uma excelente opção para quem quer proteger o coração:

“A soja ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL) e fortalece o organismo de infecções”, explica nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.

 

 

Baixe o Colesterol alto com Açaí

 

Apesar do alto teor de gordura, trata-se em grande parte de gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%).

Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares, como o infarto.

Cada 100g do fruto tem 262 calorias.

“O açaí tem gorduras que fazem bem para a saúde e por isso deve ser incluído no cardápio, porém, o ideal é consumi-lo sem adição de complementos muito calóricos, isso ajuda a manter a dieta”, sugere:

Gorduras: 52%,

Fibras: 25%,

Proteínas: 10%.

 

 

Baixe o Colesterol alto com Chá

 

Principalmente o chá verde,  os flavonoides, encontrados nesse tipo de chá, funcionam como antioxidantes e ajudam a prevenir a inflamação dos tecidos.

Estas substâncias também podem proteger contra a formação de coágulos, que são as principais causas de ataques do coração.

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